Perguntas Mais Frequentes

1) O que é o Novo Mercado?

O Novo Mercado é um segmento de listagem destinado à negociação de ações emitidas por companhias que se comprometam, voluntariamente, com a adoção de práticas de governança corporativa adicionais em relação ao que é exigido pela legislação.

A valorização e a liquidez das ações são influenciadas positivamente pelo grau de segurança oferecido pelos direitos concedidos aos acionistas e pela qualidade das informações prestadas pelas companhias. Essa é a premissa básica do Novo Mercado.

A entrada de uma companhia no Novo Mercado ocorre por meio da assinatura de um contrato e implica a adesão a um conjunto de regras societárias, genericamente chamadas de "boas práticas de governança corporativa", mais exigentes do que as presentes na legislação brasileira. Essas regras, consolidadas no Regulamento de Listagem do Novo Mercado, ampliam os direitos dos acionistas, melhoram a qualidade das informações usualmente prestadas pelas companhias, bem como a dispersão acionária e, ao determinar a resolução dos conflitos societários por meio de uma Câmara de Arbitragem, oferecem aos investidores a segurança de uma alternativa mais ágil e especializada

2) Onde são negociadas as ações da Equatorial Energia?

As ações da Equatorial Energia estão registradas para negociação na BM&FBOVESPA sob o código "EQTL3", admitidas à negociação no Novo Mercado, segmento de práticas diferenciadas de governança corporativa.

3) O que mudou para Equatorial Energia quando entrou no novo mercado?

A principal inovação do Novo Mercado, em relação à legislação, é a exigência de que o capital social da Companhia seja composto somente por ações ordinárias. Como participante do Novo Mercado a Equatorial Energia tem como obrigações:

  • Extensão para todos os acionistas das mesmas condições obtidas pelos controladores quando da venda do controle da companhia (100% de tag along).
  • Realização de uma oferta pública de aquisição de todas as ações em circulação, no mínimo, pelo valor econômico, nas hipóteses de fechamento do capital ou cancelamento do registro de negociação no Novo Mercado.
  • Conselho de Administração com mínimo de 5 (cinco) membros e mandato unificado de até 2 (dois) anos, permitida a reeleição. No mínimo, 20% (vinte por cento) dos membros deverão ser conselheiros independentes.
  • Melhoria nas informações prestadas, adicionando às Informações Trimestrais (ITRs) - documento que é enviado pelas companhias listadas à CVM e à BOVESPA, disponibilizado ao público e que contém demonstrações financeiras trimestrais - entre outras: demonstrações financeiras consolidadas e a demonstração dos fluxos de caixa.
  • Melhoria nas informações relativas a cada exercício social, adicionando às Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFPs) - documento que é enviado pelas companhias listadas à CVM e à BOVESPA, disponibilizado ao público e que contém demonstrações financeiras anuais - entre outras, a demonstração dos fluxos de caixa.
  • Divulgação de demonstrações financeiras de acordo com padrões internacionais IFRS ou US GAAP.
  • Realização de reuniões públicas com analistas e investidores, ao menos uma vez por ano.
  • Apresentação de um calendário anual, do qual conste a programação dos eventos corporativos, tais como assembléias, divulgação de resultados etc.
  • Divulgação, em bases mensais, das negociações de valores mobiliários e derivativos de emissão da Companhia por parte dos acionistas controladores e Administradores.
  • Manutenção em circulação de uma parcela mínima de ações, representando 25% (vinte e cinco por cento) do capital social da Companhia.
  • Quando da realização de distribuições públicas de ações, adoção de mecanismos que favoreçam a dispersão do capital.
  • Adesão à Câmara de Arbitragem do Mercado para resolução de conflitos societários.

Além de presentes no Regulamento de Listagem, alguns desses compromissos deverão ser aprovados em Assembléias Gerais e incluídos no Estatuto Social da companhia.

4) Como e onde a Equatorial Energia divulga suas informações?

Todos os fatos relevantes, anúncios de resultado e demais comunicados ao mercado da Equatorial Energia são divulgados de maneira simultânea na CVM/BM&FBOVESPA e na área de relações com investidores do website da Companhia (http://www.equatorialenergia.com.br), além de posteriormente encaminhados por correio eletrônico às pessoas que se cadastram para receber tais informações.

As demonstrações financeiras completas são publicadas anualmente nos jornais Folha de São Paulo, O Estado do Maranhão e Diário Oficial do Estado do Maranhão. Demonstrações financeiras trimestrais, press releases, apresentações, fatos relevantes e avisos aos acionistas estão disponíveis na área de relações com investidores do website da Equatorial Energia (http://www.equatorialenergia.com.br). Outras informações sobre a Companhia também podem ser obtidas nos sites da BM&FBOVESPA (www.bmfbovespa.com.br) e Comissão de Valores Mobiliários (www.cvm.gov.br).

5) Como investir em ações?

Antes de procurar uma Corretora de Valores, sugere-se que você estude o assunto no site da BM&FBovespa. Contribuindo para o aprendizado do iniciante, a Bolsa de Valores de São Paulo elaborou um Curso Básico sobre o Mercado de Ações. São três módulos distintos, que ainda trazem exercícios para você testar seus conhecimentos. Clique nos links abaixo e confira:

Curso Básico "Mercado de Ações"
Curso Básico "Mercado a Vista"
Curso Básico "Mercado de Opções"

Depois disso, o próximo passo é você procurar uma Corretora de Valores. As Corretoras e outros intermediários financeiros dispõem de profissionais voltados à análise de mercado, de setores e de companhias, e com eles você poderá se informar sobre o momento certo de comprar e vender determinadas ações para obter melhores resultados.

Você também pode negociar ações via Internet. Para tanto, é necessário que você seja cliente de uma Corretora da Bovespa que disponha do sistema Home Broker, o qual permite a negociação de ações via Internet. Confira a lista das Corretoras que oferecem Home Broker.

6) Como posso contatar a Área de Relações com Investidores

Eduardo Haiama
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

Thomas Newlands
Relações com Investidores

Telefone: +0 XX (61) 3426 1000

Equatorial Energia S.A.
Setor SHS, Bairro Asa Sul, Quadra 06, Conjunto A, Bloco C, sala 702

CEP 70.322-915

Brasília-DF

www.equatorialenergia.com.br
ri@equatorialenergia.com.br