Postado em 20 de agosto de 2018

Cemar e Celpa ocupam, respectivamente, as 21ª e 58ª posições do ranking Great Place to Work

A Equatorial Energia teve duas de suas empresas consagradas durante a premiação “Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil – Edição 2018”. O resultado foi anunciado no dia 13 de agosto, em São Paulo, pelo Instituto Internacional Great Place to Work® (GPTW) que ranqueou, entre 150 organizações, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar), como a 21ª melhor empresa, e a Centrais Elétricas do Pará (Celpa), como a 58ª. As duas companhias são exemplos na gestão de pessoas e na maneira de construir um ambiente corporativo de excelência, nas regiões onde atuam e no Brasil. A Cemar está no ranking pela 8ª vez e a Celpa pela 3ª, consecutivamente.

A listagem, elaborada pelo Great Place to Work, foi realizada após pesquisas qualitativas e quantitativas com funcionários e gestores de 2.280 empresas. São feitas análises de clima, com objetivo de verificar a qualidade do ambiente de trabalho. Além disso, os funcionários são consultados e os comentários deles sobre o que faz da organização um excelente local para trabalhar e itens a serem melhorados são levados em consideração.

“A conquista nos enche de alegria e reforça, ainda mais, nosso compromisso de construir, nas nossas empresas, um dos melhores ambientes para se trabalhar. Nosso foco é e sempre será a relação de confiança, respeito e transparências com as pessoas”, comemora a Diretora Corporativa de Gente e Gestão da Equatorial Energia Carla Medrado.

Tanto na Cemar quanto na Celpa são promovidas capacitações constantes, Gestão por Competências e realização de Diagnóstico de Clima periódico com o objetivo de, junto com os colaboradores, mapear pontos fortes e oportunidades de melhoria dentro das duas empresas. “A premiação confirma a consistência do nosso modelo de gestão e o compromisso de construir resultados sustentáveis em um ambiente de trabalho cada vez melhor. Isto é motivo de muito orgulho para todos nós”, afirma o presidente da Equatorial Energia Augusto Miranda.

Sobre a Equatorial Energia

A Equatorial Energia é uma holding com atuação no setor elétrico brasileiro, nos segmentos de i) distribuição, através da CEMAR da CELPA e recentemente da Equatorial Piauí, ii) transmissão, tendo vencido 8 lotes que cobrem os estados do Pará, Piauí, Bahia e Minas Gerais e com 51% de participação na Intesa, iii) geração através da Termoelétrica Geramar, iv) comercialização através da Sol Energias, e v) serviços através da 55 Soluções, empresa com expertise no ramo de utilities e telecomunicações, focada em soluções especializadas e diversificadas.

No Maranhão, a Equatorial Energia controla a CEMAR (Companhia Energética do Maranhão), única concessionária de distribuição de energia elétrica no estado, que possui área de atuação de 332 mil km² – cerca de 3,9% do território brasileiro, sendo a 2ª maior distribuidora do Nordeste Equatorial Energia S/A www.equatoriaenergia.com.br do Brasil em termos de área de concessão. A CEMAR possui 2,3 milhões de clientes, atendendo a cerca de 7 milhões de habitantes – ou 3,37% da população do Brasil.

No Pará, a Equatorial Energia controla a CELPA (Centrais Elétricas do Pará) desde novembro de 2012, também única concessionária de distribuição de energia elétrica do estado, que possui área de atuação de 1.248 mil km², cerca de 14,7% do território brasileiro. A CELPA possui 2,4 milhões de clientes, atendendo a cerca de 8,2 milhões de habitantes – ou 4,0% da população do Brasil.

O segmento de transmissão de energia ainda é um segmento não operacional, cujos empreendimentos estão em fase de implementação. A Companhia arrematou um total de 8 projetos de construção e operação de linhas de transmissão e subestações em 2 leilões de novos empreendimentos organizados pela ANEEL. O investimento total estimado pela ANEEL é de R$ 4,6 bilhões e a entrada em operação dos empreendimentos prevista no cronograma da ANEEL é para 2022. A RAP (Receita Anual Permitida) do total dos lotes arrematados pela Companhia soma R$ 907 milhões, em valores de junho de 2018.

Sobre a GPTW®

Esta é a uma pesquisa global de avaliação do clima organizacional e que apontou a Cemar como uma das “Melhores Empresas para Trabalhar” no Brasil. Neste ano, 2.280 empresas fizeram inscrição para participar da avaliação, um número bem acima do ano passado, quando 1.963 companhias foram inscritas.

Das 150 finalistas, as empresas foram divididas em três categorias: Grandes, com 80 empresas que têm mil funcionários ou mais; Médias Multinacionais, com 35 organizações que possuem entre 100 e 999 empregados, e Médias Nacionais, também um total de 35 empresas com número de funcionários entre 100 e 999.