Postado em 15 de julho de 2021

Iniciativa alerta para os impactos que os incêndios próximos às linhas de transmissão geram tanto para o campo e meio ambiente, quanto para o dia a dia das cidades.

Com o slogan “Do campo à cidade, onde há queimada, há perda”, o Grupo Equatorial Energia inicia, nesta segunda-feira (12), uma campanha de conscientização para a prevenção de queimadas. O foco são as regiões próximas às linhas de transmissão de energia nos estados onde a companhia atua: Bahia, Piauí, Minas Gerais, Pará, Tocantins e Goiás. A iniciativa alerta para os impactos que os incêndios próximos às linhas de transmissão geram, tanto para o meio ambiente quanto para o dia a dia da população, prejudicando o fornecimento de energia para residências, empresas e até hospitais.

“O Grupo Equatorial Energia realiza um constante trabalho de conscientização da população sobre os impactos das queimadas, principalmente em áreas próximas às linhas de transmissão. Um incêndio nessas regiões é capaz de destruir não só a fauna e a flora, mas também provocar interrupção no fornecimento de energia em diversas cidades”, destaca o Gerente de Operação e Manutenção da Equatorial Transmissão, o Eng. Genilson Dantas.

Somente no ano passado, segundo dados do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Brasil registrou 222.798 focos de queimadas, um número 12,7% maior que o registrado no ano anterior. Os incêndios costumam afetar mais as linhas de transmissão entre os meses de agosto a outubro, devido ao período de seca em vários estados onde a Equatorial atua.  Atualmente, a companhia possui cerca de 3.270 quilômetros em linhas de transmissão, que levam energia a centenas de municípios brasileiros, que poderão sofrer interrupções no fornecimento de energia caso ocorram queimadas.

A campanha do Grupo Equatorial Energia será veiculada até setembro e contempla spots de 30” e 60”; carro de som e vídeos educativos de conscientização que serão divulgados em julho, agosto e setembro. Também serão distribuídos cartazes com reforço dos temas de sensibilização. Todas as peças de campanha informam a população sobre os canais de denúncia em caso de incêndio:  0800 061 8080 (Disque Queimada), 0800 098 2995 (Ouvidoria Equatorial Transmissão) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Assessoria de Imprensa do Grupo Equatorial Energia