Postado em 16 de março de 2022

A plataforma revela dados técnicos sobre o potencial de geração de energia solar e eólica no estado, abrindo portas para novos investimentos

O grupo Equatorial lançou na última segunda-feira (14/03), a Plataforma Eosolar, um Atlas Digital Interativo que reúne de forma inédita os estudos e informações sobre o potencial de geração de energia renovável (eólica e solar) que o Maranhão possui, associado a outros importantes indicadores estratégicos desse segmento.

Com foco no incentivo à inovação, sustentabilidade e geração de energia limpa, a plataforma interativa 100% digital foi disponibilizada para acesso online e gratuito, e foi desenvolvida por meio de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Equatorial Energia em parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a Gera Maranhão. O projeto teve início em agosto de 2020 e tem duração de 30 meses, com atualizações de dados técnicos e pesquisas científicas ao longo desse período.

O potencial eólico e solar do Maranhão que foi mapeado, avaliado e medido, está disponível na Plataforma Eosolar no endereço: https://eosolar.equatorialenergia.com.br/ Neste ambiente estão as informações técnicas em relação aos recursos eólicos e solares existentes no estado. A partir dele, profissionais e investidores do setor de energias renováveis, em qualquer parte do Brasil e do mundo, terão acesso facilmente aos dados sobre as áreas que possuem potencial para geração de energia limpa e sustentável em todo território maranhense, além de vários outros indicadores que facilitarão a tomada de decisão para investimentos em novos empreendimentos em energias renováveis no estado, a exemplo de questões territoriais, socioeconômicas e até a configuração geográfica da infraestrutura elétrica já existente no Maranhão.

O projeto utiliza tecnologia de ponta, através de equipamentos inovadores para realização de medições locais e os dados colhidos serão fundamentais para garantir a confiabilidade e assertividade das informações disponíveis na plataforma, que também contribuirá para fomentar a economia local, ampliar a qualidade de vida da população, além de ser de grande relevância para a comunidade científica. Um dos destaques inovadores que a Plataforma Eosolar traz está relacionado ao mapeamento dos ventos em alturas acima de 100 metros e até 200 metros, onde se identificou grande potencial de geração eólica.

O Eosolar conta com a parceria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que coordenou o projeto de pesquisa. Na plataforma há mapas interativos, relatórios dinâmicos com informações gerais do estado, dados meteorológicos e territoriais, dentre outras informações. O professor e coordenador do projeto, Denisson de Oliveira, destaca que “nos mapas interativos as pessoas podem clicar em determinado ponto do estado e verificar os dados, tanto de velocidade de vento e direção de vento predominante, quanto os dados solarimétricos de radiação média naquela região. O Eosolar compila informações de fontes paralelas externas, como o índice de desenvolvimento humano, a infraestrutura elétrica disponível no local de forma a completar esses dados, possibilitando que o investidor avalie, não só se aquele local tem um potencial grande de inovação, mas se ele tem infraestrutura necessária também para implantação de um empreendimento”, explica Denisson.

As energias renováveis contribuem com a diminuição do lançamento de gases de efeito estufa (GEE) e por meio do Eosolar, os estudos e pesquisas sobre a implementação de energia solar e eólica no estado do Maranhão serão fortalecidos, contribuindo diretamente para a matriz de energia limpa no Brasil. A iniciativa é uma contribuição direta à Agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, do qual o Grupo Equatorial é signatário, em especial dos ODS 07 e 13: Energia Acessível e Limpa e Ação Contra a Mudança Global do Clima.

De acordo com o CEO do Grupo Equatorial, Augusto Miranda, “Com foco no desenvolvimento sustentável, o Grupo tem expandido investimentos em pesquisas e em empreendimentos no ramo das energias limpas, que vêm somar a uma necessidade crescente de empreendedores com visão sustentável. Nossa atuação em energia renovável tem sido um dos destaques da nossa evolução. O Eosolar reforça esse compromisso de gerir com responsabilidade social, ambiental e eficiência os nossos negócios”.