Postado em 25 de fevereiro de 2019

Acidentes servem de alerta para a população a respeito de procedimentos incorretos relacionados à energia elétrica. De acordo com a Celpa, somente em 2018, foram registradas, pela concessionária, 14 ocorrências em todo o estado do Pará, sendo que 10 foram fatais. Esses acidentes geralmente estão relacionados ao descumprimento de normas de segurança na construção civil, ao manuseio da rede elétrica por pessoas não habilitadas, ao furto de energia, entre outros fatores.

foto notícia causas de acidente

Para as construções civis existem alguns parâmetros que precisam ser cumpridos rigorosamente para garantir a segurança. O ideal é que as edificações mantenham uma distância de, no mínimo, 1,7 metro da fiação elétrica. Nos casos em que o imóvel possua dois pavimentos, com sacada, essa distância deverá ser de 3,0 metros. Já as placas de publicidade, onde periodicamente trabalhadores fazem ações, a distância da rede deverá ser também de 1,7 metros, no mínimo.

O executivo da área de segurança da Celpa, Alex Fernandes, explica que a atenção deve ser redobrada quando se trata de energia elétrica. “Uma das maiores causas desses imprevistos está ligada a execução de serviços muito próximos à rede, a exemplo desse caso que aconteceu no CDP e que lamentamos. Por isso é muito importante atentar para as distâncias recomendadas entre as fiações e as construções. As reformas, pinturas e manutenção de fachadas também devem entrar no radar de cuidados”, explica o executivo.

O risco de acidente nesses casos é grande, já que por um descuido a pessoa que está trabalhando também pode encostar algum material metálico na rede e ainda existe o choque por aproximação. “Existem basicamente dois grandes riscos para a população: um é o contato acidental de materiais metálicos com a rede, e o outro é a proximidade, já que em determinados níveis de tensão não é necessário tocar na rede para levar uma descarga”, explica Alex Fernandes.

Alex alerta que antes de se fazer qualquer construção, a pessoa responsável sempre deve verificar a localização da rede de distribuição de eletricidade e manter a distância. “Tomando todos esses cuidados podemos minimizar consideravelmente os números de acidentes provocados pela falta de atenção com a rede elétrica. E reforçamos que somente profissionais habilitados podem fazer procedimentos na fiação”, finaliza o executivo.

Confira algumas dicas de segurança para prevenção de acidentes:

  • Evitar qualquer tipo de serviço próximo à rede elétrica. Lembrando que dependendo do nível de tensão, não é necessário tocar a rede para levar descarga.
  • Nunca toque em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos nem os utilize em locais molhados.
  • Não instale antenas de TV perto da rede elétrica.
  • Sempre contrate um eletricista para realizar consertos nas instalações elétricas internas de sua residência.
  • Faça uma revisão na rede elétrica a cada cinco anos.
  • Jamais deixe aparelhos elétricos ao alcance de crianças.
  • Não utilize benjamins e extensões improvisadas. Isso provoca sobrecarga e problemas nas instalações elétricas. Prefira extensão em paralelo.