Postado em 25 de março de 2020

Uma série de medidas foram anunciadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL nesta terça-feira (24/3), em Reunião Pública Extraordinária, para garantir a continuidade do serviço de distribuição de energia elétrica, essencial para a população, em meio ao cenário de pandemia do novo coronavírus.

Vale ressaltar que algumas dessas medidas já estavam sendo realizadas pelo Grupo Equatorial Energia em todos os estados em que atua, são elas:

• Fechamento das agências de atendimento;
• Priorização das solicitações de urgência e emergência;
• Elaboração de um plano de contingência específico para atender unidades médicas e hospitalares;
• Realização dos desligamentos programados apenas em casos essenciais e emergenciais e,
• Disseminação e incentivo do uso dos canais digitais.

Em relação às novas medidas tomadas pelo Grupo, a principal delas, conforme Resolução Normativa, é a não realização do corte de energia nos próximos 90 dias para clientes residenciais (Normal, Baixa Renda ou Residencial Rural) e em unidades que tenham atividades consideradas essenciais, conforme legislação. Ressaltamos que é importante que os clientes que tiverem condições de pagar a conta de energia assim o façam, evitando o acúmulo de débito.

Neste momento tão crítico para o mundo, não podemos prejudicar a continuidade da prestação de um serviço essencial para a população, que gera milhares de empregos e arrecada tributos para o Governo Federal, para os Estados e municípios, instituições que, neste momento, estão mobilizadas no combate ao Coronavírus. A fatura de energia muitas vezes funciona também como meio de arrecadação para instituições beneficentes, que dependem desse recurso para continuar seu trabalho social. 

Outros pontos abordados e adotados pela Equatorial são:

Leitura do consumo

  • A empresa mantém o serviço para as unidades que não precisam de acesso ou contato direto com os clientes;
  • No caso das unidades com medidores internos ou algum impedimento de acesso, o faturamento será feito pela média dos últimos 12 meses, como previsto na resolução e, alternativamente, a empresa vai incentivar a autoleitura.

Entrega de faturas

As faturas de energia também estão disponíveis por meio eletrônico. Todas as faturas já estão disponíveis nos canais digitais. Para retirar o código de barras para pagamento e a segunda via da conta, acesse o site www.equatorialenergia.com.br ou o atendimento via WhatsApp.

Para receber por e-mail sua fatura a sugestão é que todos que tem acesso a esta ferramenta façam adesão ao serviço imediatamente, sem qualquer custo, conforme abaixo:

• Pará e Maranhão o cliente pode solicitar este serviço pelo site www.equatorialenergia.com.br;
• Alagoas é preciso enviar um e-mail para:
al-comercial@equatorialenergia.com.br
• Piauí também deve enviar uma mensagem para:
pi-comercial@equatorialenergia.com.br, solicitando o serviço de recebimento da conta por e-mail.

Serviços – Canais digitais

Site: www.equatorialenergia.com.br

Aplicativo para smartphones*

O aplicativo Equatorial Energia para smartphones pode ser baixado gratuitamente no Google Play (Android) e Apple Store (IOS).

*disponível na Equatorial Maranhão e Pará.

Atendimento via WhatsApp ( Fale com a Clara)

A Clara, assistente virtual, realiza serviços dentro do WhatsApp, em qualquer dia, em qualquer horário. Ela funciona com inteligência artificial e basta salvar o número no celular e chamar por mensagem de texto.

Equatorial Maranhão (98) 2055-0116

Equatorial Pará (91) 3217-8200

Equatorial Alagoas (82) 2126-9200

Equatorial Piauí (86) 3228-8200

Vale frisar que neste momento todos os esforços estão concentrados para manter o sistema elétrico funcionando com qualidade e continuidade.

As demais medidas e determinações feitas pela ANEEL serão adotadas pelas empresas do Grupo Equatorial, conforme resolução.

Assessoria de Imprensa do Grupo Equatorial Energia