A Equatorial Energia se consolidou no cenário brasileiro, como uma holding de empresas de alta performance e grandes resultados, com cases que mostram em dados sólidos como eram as empresas ao serem adquiridas pelo Grupo e suas evoluções operacionais em um curto espaço de tempo. Com a recente aquisição da Equatorial Alagoas, concessionária de energia do estado de Alagoas, o grupo passa a atender quase 10% do total de consumidores brasileiros e responder por 6,5% do mercado de distribuição do País.

O Grupo Equatorial Energia possui forte atuação no setor elétrico nos segmentos de distribuição, transmissão, geração, comercialização, além da área de telecomunicações e serviços. As empresas que fazem parte do Grupo são a Cemar, Celpa, Equatorial Piauí, Equatorial Alagoas, Geramar, Equatorial Transmissão, Intesa, Equatorial Telecom, Sol Energia e 55 Soluções.

No segmento de distribuição, a Equatorial Energia controla a Cemar, Companhia Energética do Maranhão, única concessionária do Estado do Maranhão, que possui área de atuação de 331.937 mil km2 – cerca de 3,9% do território brasileiro – e abrange cerca de 6,9 milhões de habitantes – ou 3,4% da população do Brasil.

Ainda no mesmo setor, a Companhia controla a Celpa, Centrais Elétricas do Pará, única concessionária do Estado do Pará, que possui área de atuação de 1.247.955 mil km2 – cerca de 6,3% do território brasileiro – e abrange cerca de 8,3 milhões de habitantes – ou 4,0% da população do Brasil.

Uma das mais recentes aquisições do Grupo Equatorial foi a Equatorial Piauí, única concessionária do estado do Piauí, que possui área de atuação de 251.529 mil km² – cerca de 2,9% do território brasileiro.

A Equatorial Alagoas a mais recente aquisição, feita em dezembro de 2018, e desde o dia 18 de março de 2019 é controlada pela Grupo Equatorial Energia.

A Distribuidora atende a todos os
102 municípios do Estado, que possui uma área de concessão de 27.768 km²,
contando com mais de 42 mil quilômetros de linhas e redes de distribuição.

A Equatorial Alagoas se divide em duas regionais, com sede em Maceió e Arapiraca, e conta agora com o modelo de gestão do Grupo Equatorial

Em outubro de 2016 e abril de 2017, a Equatorial participou de 2 leilões de transmissão realizados pela ANEEL, através dos quais adquiriu as concessões de 08 lotes de linhas de transmissão, totalizando R$ 879 milhões em RAP (Receita Anual Permitida), a valores de dezembro de 2017. Adicionalmente, a Equatorial Energia adquiriu 100% da Intesa, linha de transmissão operacional nos Estados do Tocantins e Goiás.

No segmento de geração, a Equatorial Energia detém 25% de participação na GERAMAR, sociedade responsável pela operação de 2 usinas termoelétricas localizadas no Maranhão, com capacidade instalada conjunta de 330MW, e em operação comercial desde 2010.

No segmento de prestação de serviços, a Equatorial Energia detém 100% da 55 Soluções, que por sua vez detém 51% da Sol Energias, empresa comercializadora de energia elétrica e 100% da Equatorial Telecom, empresa de telecomunicações.