Postado em 31 de dezembro de 2025

Resultados conquistados nos últimos 4 anos reforçam educação ambiental, capacitação profissional e eficiência energética em todo o país

Da troca de geladeiras antigas por modelos mais econômicos até ações educativas, sustentáveis e de qualificação profissional. Desde 2022, a Plataforma E+, iniciativa do Grupo Equatorial que reúne projetos de sustentabilidade, responsabilidade social e eficiência energética, traz impacto positivo na vida de mais de 600 mil pessoas nos sete estados em que a empresa atua: Alagoas, Amapá, Goiás, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul.  

De acordo com Julio Mendes, Executivo da área de Eficiência Energética do Grupo Equatorial, as ações são estruturadas com foco em educação, desenvolvimento social, geração de oportunidades e o uso consciente da energia elétrica.  

“A Plataforma E+ traduz o compromisso do Grupo Equatorial com a transformação social através do consumo consciente da energia elétrica, gerando menor impacto ambiental em nossas áreas de concessão . Os resultados refletem histórias de vidas e comunidades transformadas. Já percorremos uma longa jornada e continuaremos para que possamos alcançar cada vez mais pessoas através dos nossos projetos”, destaca Julio.

Conheça os projetos realizados na Plataforma E+ 

Um dos principais pilares da plataforma é o E+ Educação, voltado para ações educativas sobre consumo consciente e sustentabilidade. Nos últimos 4 anos, o projeto já soma 353 mil ações realizadas, alcançando estudantes, professores e comunidades, com atividades que estimulam a mudança de hábitos. 

A plataforma também se destaca pelas ações de sustentabilidade ambiental por meio do E+ Reciclagem. Desde 2022, a iniciativa já recolheu 5,5 milhões de toneladas de resíduos, que deixaram de ser descartados de forma inadequada no meio ambiente. Como incentivo, os clientes participantes receberam R$ 2,3 milhões em bônus nas contas de energia, evitando emissões equivalentes a 194 mil quilos de CO₂ e contribuindo diretamente para a redução dos impactos ambientais. 

Já o E+ Profissional tem como objetivo ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, por meio da capacitação técnica e profissionalizante. De 2022 a 2025, 17,9 mil pessoas já foram beneficiadas, com a formação de 1.194 turmas, contribuindo para a geração de emprego, renda e o fortalecimento da economia local. 

Neste mesmo período, em eficiência energética, os resultados também são significativos. Foram substituídas 50,4 mil geladeiras antigas por modelos novos e mais eficientes, reduzindo o consumo de energia das famílias beneficiadas. Além disso, houve a troca de 1,1 milhão de lâmpadas por versões de LED que ajudou a diminuir o desperdício e os custos com a conta de luz.

Outro destaque é o projeto E+ Luzes nas Cidades, que já instalou 36,3 mil novos pontos de iluminação, promovendo mais segurança, bem-estar e qualidade de vida nos espaços urbanos. 

“Os números representam o impacto positivo na vida de milhares de famílias que tiveram suas vidas transformadas seja com ações educativas, seja por certificados adquiridos para o início de uma nova carreira ou com a economia gerada por meio das ações de eficiência energética”, conclui Julio Mendes.

Assessoria de Imprensa do Grupo Equatorial