Postado em 11 de junho de 2021

Além da distribuição, transmissão e geração, a Equatorial vai expandir suas atividades com energias sustentáveis no setor elétrico brasileiro

Com a crescente maturidade e popularização do setor fotovoltaico no Brasil, a chegada de novas empresas ao mercado de geração distribuída tornou-se um processo natural. Na visão do grupo Equatorial, sua participação em projetos de geração distribuída se dá em virtude de um mercado mais consistente e com grande oportunidade de crescimento. Com isso, a empresa Enova Energia passa a integrar o grupo Equatorial, que ingressa nesse cenário para a expansão do setor de energia solar, a partir deste mês de junho.

A elevada demanda por soluções de geração de energia elétrica a partir de fontes limpas e sustentáveis configura um contexto favorável para a empresa investir nesse novo negócio. Segundo João Caracas superintendente da Enova, “o setor fotovoltaico é um investimento que alia inovação e sustentabilidade, que veio com intuito de diversificar a matriz energética no nosso país e com a possibilidade do consumidor ser um gerador de energia, trazendo economia mensal para casas e empresas e colaborando com o futuro do nosso planeta. ”

São muitos os benefícios advindos desse novo mercado: a possibilidade de gerar energia junto aos consumidores, de realizar investimentos robustos no setor de geração solar, a diversificação de modelos de negócios, as melhores oportunidades de financiamento dos projetos e, o maior deles, sem dúvida, a sustentabilidade no processo de geração de energia, impactando positivamente na geração de receitas e na percepção dos consumidores sobre a imagem do Grupo. “A Equatorial valoriza muito as boas práticas de governança, as políticas socioambientais e o uso responsável e sustentável dos recursos naturais. Nós estamos totalmente comprometidos com esse novo mercado consumidor”, comenta Joseph Zwecker, diretor de Transmissão e Outros Negócios do Grupo Equatorial.

O ingresso da Equatorial no segmento de geração solar fotovoltaica vem com o objetivo de pensar e mudar a forma do consumo de energia. Esse passo representa uma evolução estratégica no contexto da transição energética que o mercado está passando, gerando valor para o negócio. O Grupo planeja um investimento consistente, a fim de posicionar a empresa como novo player relevante no segmento, com expressiva contribuição ao meio ambiente e direcionada para uma matriz energética mais dinâmica e próxima do consumidor final.

Já estão planejados mais de 80MWp em contratos de médio e longo prazo, de fornecimento de energia negociados com clientes de diversos setores de comércio e indústria, além de soluções inovadoras para o mercado residencial. Parte dos novos projetos e empreendimentos estão previstos para entrar em operação ainda neste ano.

A Enova Energia é uma empresa pioneira no mercado de geração distribuída no Brasil, com track-records consolidados, tendo sido relevante para o desenvolvimento da geração distribuída nas áreas de atuação do grupo. Além das centenas de projetos já instalados, a Enova participou, ativamente, na criação do setor através do desenvolvimento de mercado, fundação de associações nacionais e contribuição para o desenvolvimento técnico da geração distribuída. A Enova reflete uma empresa consolidada e com fortes valores de inovação, sustentabilidade, transparência e qualidade.

O Grupo Equatorial iniciou sua atuação no mercado de energia investindo em distribuição. Hoje, a empresa desempenha atividades em transmissão, geração, comercialização, além da área de telecomunicações e serviços. As empresas que fazem parte do Grupo são a Equatorial Maranhão, Equatorial Pará, Equatorial Piauí, Equatorial Alagoas, Geramar, Equatorial Transmissão, Intesa, Equatorial Telecom, Sol Energia e Equatorial Soluções. Hoje, o grupo atende quase 10% do total de consumidores brasileiros e responde por 6,5% do mercado de distribuição do país.

Assessoria de Imprensa do Grupo Equatorial Energia