Postado em 29 de outubro de 2020

Com os novos sites e aplicativo lançados nas distribuidoras do Piauí e Alagoas, as quatro concessionárias do Grupo passam a ter mais facilidade e segurança na mesma infraestrutura.

Tendência nos últimos anos, os serviços on-line são uma opção que vieram para ficar, especialmente após a pandemia do coronavírus. Diante do momento atual e da necessidade de proporcionar uma melhor experiência ao usuário, o Grupo Equatorial Energia lançou, no final de agosto, nas distribuidoras em Alagoas e Piauí, o aplicativo “Equatorial Energia” e o novo site de serviços, com novo endereço www.equatorialenergia.com.br. Seguindo a linha já desenvolvida para as distribuidoras no Maranhão e no Pará, o novo site chegou aos clientes piauienses e alagoanos com um layout agradável, moderno e responsivo, estruturado para facilitar o acesso e simplificar as solicitações de serviços. O app é compatível com a tecnologia Android e iOs podendo ser baixado nas lojas de aplicativos de forma gratuita.

Facilidade é a palavra-chave nas novas plataformas. Dentro de um sistema desenvolvido para garantir a segurança dos dados do cliente, o login ficou mais simplificado, sem a necessidade de memorização de senha ou autorização prévia, com acesso completo ao ambiente exclusivo para demandar o serviço desejado. Nestes novos ambientes podem ser solicitados mais de 20 serviços, desde os mais simples, como a emissão de faturas e o registro de falta de energia aos mais complexos como transferência de titularidade, ligação nova, religação, reativação e pagamento de faturas.

Automatização de processos também está presente nas novas plataformas, que receberam tecnologia de ponta e arquitetura exclusiva para assegurar rapidez no atendimento das solicitações, inclusive com menos burocracia dos documentos a serem anexados, possibilitando que a solicitação de serviços complexos seja feita de forma prática, rápida, sem a necessidade de sair de casa, proporcionando uma ótima experiência aos clientes atendidos pela Equatorial.

O novo layout, clean e moderno, também foi pensado para agilizar a busca dos serviços. É o que explica Marcelo Augusto, Gerente Corporativo de Digital e Inovação do Grupo Equatorial Energia. “Construímos o novo site pensando em todos os clientes, para que mesmo aqueles que têm mais dificuldade com a tecnologia, consigam localizar tudo o que precisam, com login facilitado, botões de fácil leitura e acesso rápido aos serviços mais procurados. Nosso menu de pesquisa é semelhante aos principais buscadores do mercado, o que proporciona essa familiaridade com a ferramenta”.

Marcelo explica ainda que o site foi feito com a tecnologia responsiva, que carrega rapidamente as páginas e se adapta a todos os formatos de tela, seja o acesso realizado por computador, notebook, tablet ou celular. O aplicativo para celular também é leve e ocupa um espaço correspondente a apenas cinco selfies. Além disso, as plataformas (site e app) são integradas e obedecem a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), o que garante o sigilo das informações, proporcionando mais segurança para os clientes.

Como as plataformas digitais da Equatorial foram planejadas a partir da experiência do usuário, outras funcionalidades interativas poderão incorporar o website e o aplicativo para ampliar a comodidade aos clientes. Esse aperfeiçoamento reflete os constantes investimentos em inovação pelo Grupo Equatorial e traz bastante tecnologia embarcada, com foco em oferecer um serviço com qualidade e segurança para garantir que as demandas dos consumidores sejam sempre atendidas.

Para o Diretor de Serviços da Equatorial, Mauricio Velloso, a integração das plataformas nas distribuidoras do Grupo resulta de soluções inteligentes fornecendo uma visão exclusiva sobre o negócio do Grupo e seu desempenho com foco nos clientes. “Nós evoluímos e, hoje, trabalharemos mais integrados e com grande sinergia, amadurecendo ainda mais o relacionamento com nossos clientes, ampliando a cartela de serviços na comodidade e praticidade que o ambiente digital nos permite oferecer”.

PRINCIPAIS SERVIÇOS – Tanto no novo site quanto no aplicativo “Equatorial Energia” os clientes podem informar falta de energia, consultar débitos, emitir faturas, atualizar os dados cadastrais, informar situação insegura, denunciar fraudes, mudar data de vencimento, efetuar o pagamento da conta de energia com cartão de crédito ou cartão do auxílio emergencial e cadastrar imóvel em que há pessoas que utilizam aparelhos para manutenção da vida. Também é possível solicitar recebimento da conta de luz por e-mail, pedir religação, troca de titularidade, ligação nova, desligamento a pedido, reativação e registrar reclamações.

O Grupo Equatorial Energia vê com otimismo a migração dos seus clientes para os canais digitais. Segundo o Grupo, hoje, os canais digitais como site, aplicativo, URA automatizada e a Clara – assistente virtual no WhatsApp, já recebem 72% da solicitação de serviços nas distribuidoras –  lembrando que em janeiro deste ano os pedidos nesses canais representavam apenas 48%. Essa mudança compõe a estratégia digital do grupo, pois desburocratiza processos e facilita a solução de demandas feitas pelos clientes. 

Assessoria de Imprensa do Grupo Equatorial Energia