Postado em 2 de julho de 2025

Iniciativa visa formação gratuita de eletricistas de distribuição de energia elétrica em sete estados brasileiros

O Grupo Equatorial promoveu, nesta terça-feira (01/07), a aula inaugural para 150 jovens e adultos, que foram selecionados em seis estados, para integrarem a Escola de Eletricistas, programa de capacitação gratuita, que visa a formação de eletricistas de redes de distribuição de energia elétrica.

Os cursos, realizados em parceria com o SENAI, tiveram início nas cidades de Teresina (PI); Goiânia (GO); Castanhal e Paraupebas (PA); Imperatriz (MA); e em Santana (AP). A carga horária semanal é de 40 horas, totalizando 520 horas de capacitação técnica, ao fim dos quatro meses de duração. Outras 112 horas são voltadas ao desenvolvimento comportamental. Os alunos recebem ainda uma ajuda de custo mensal para apoiar a permanência na capacitação.

O Escola de Eletricistas é voltado para jovens e adultos com idade mínima de 18 anos, ensino médio completo e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva nas categorias “B” ou “C”. Ao todo, foram oferecidas 400 vagas para capacitação este ano. As oportunidades contemplam municípios dos estados do Alagoas, Amapá, Goiás, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul. 

A trilha de aprendizado busca fortalecer habilidades como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal e planejamento de carreira. Nesta edição, haverá a oferta de novos cursos técnicos, além de um acompanhamento de empregabilidade e um módulo de comportamento pessoal e profissional. O objetivo é mapear a trajetória profissional dos alunos formados e identificar oportunidades de aprimoramento.

“A cada turma vemos que o Escola de Eletricistas continua impulsionando a empregabilidade e fortalecendo a formação de profissionais qualificados, impulsionando a transformação social. Criamos oportunidades para que cada aluno descubra e alcance seu pleno potencial no mercado de trabalho”, destaca Alessandra Silvestre, superintendente de Atração, Desenvolvimento e Cultura do Grupo Equatorial.

Contratação – Desde sua criação, em 2022, o Programa Escola de Eletricistas do Grupo Equatorial já formou 1.607 profissionais para atuar no setor elétrico, dos quais 960 foram contratados pelo Grupo Equatorial e empresas do segmento de energia, representando um índice de aproveitamento de 60%. Dessa forma, a iniciativa continua impulsionando a empregabilidade e fortalecendo a formação de profissionais qualificados.

O programa está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente aos seguintes:

✅ ODS 4 – Educação de qualidade

✅ ODS 1 – Erradicação da pobreza

✅ ODS 5 – Igualdade de gênero

✅ ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico

✅ ODS 10 – Redução das desigualdades

“Com essa iniciativa, o Grupo Equatorial reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social, ampliando oportunidades por meio da formação de competências, contribuindo para a empregabilidade e para a construção de um futuro mais inclusivo e sustentável”, conclui Alessandra Silvestre, Superintendente de Atração, Desenvolvimento e Cultura.

Assessoria de Imprensa do Grupo Equatorial