Projeto piloto beneficia clientes nos municípios de Barreirinhas (MA) e Maragogi (AL) com tecnologia que permite maior controle e transparência no consumo de energia elétrica

O Grupo Equatorial, por meio de suas distribuidoras no Maranhão e em Alagoas, iniciou a instalação de medidores inteligentes nas cidades de Barreirinhas (MA) e Maragogi (AL). Nesta etapa inicial, cerca de 3,5 mil clientes participam do projeto piloto, que tem como objetivo ampliar a eficiência operacional e proporcionar aos consumidores maior transparência e facilidade na gestão do consumo e dos gastos com energia elétrica.
A instalação dos equipamentos começou em março no município maranhense e, em Maragogi, teve início em abril. Para o diretor de Regulação e Mercado, Cristiano Logrado, a iniciativa marca uma nova fase da atuação do Grupo Equatorial, com foco na inovação tecnológica e melhoria da experiência do consumidor.
“Estamos avançando para uma nova era no relacionamento com os nossos clientes. Mais do que instalar medidores modernos, estamos promovendo uma transformação na forma como o consumidor acompanha e administra o seu uso e gasto com energia. É uma experiência mais inteligente, que oferece controle, autonomia e consciência sobre a conta de luz”, afirmou.
Com a instalação dos novos medidores, os clientes terão acesso ao aplicativo “Minha Energia”, que possibilita o acompanhamento de forma diária, semanal ou mensal do consumo de energia por meio de conexão Bluetooth, sem a necessidade de internet ou dados móveis. A solução foi desenvolvida para facilitar o entendimento dos hábitos de consumo e incentivar ações conscientes antes do fechamento da fatura mensal.
Substituição gratuita – A substituição dos medidores tradicionais pelos equipamentos inteligentes é gratuita para os clientes e será realizada por equipes da Equatorial Maranhão e Equatorial Alagoas devidamente identificadas. A expectativa do Grupo Equatorial é que, após a fase de testes, a tecnologia possa ser expandida para outros municípios, para impulsionar a inovação e modernização no setor elétrico nas regiões onde a Equatorial Energia atua.
“Com este projeto, damos um passo importante na modernização do parque de medição no Maranhão e em Alagoas. Estamos integrando inovação e uma maior conexão com o cliente, colocando o consumidor no foco da experiência”, complementa Cristiano Logrado, Diretor de Regulação e Mercado do Grupo Equatorial.
Os consumidores contemplados pelo projeto receberão orientações sobre o uso do aplicativo e poderão tirar dúvidas por meio das Centrais de Atendimento. No Maranhão, o atendimento pode ser feito pelo número 116 ou presencialmente, na agência localizada na Av. Joaquim Soeiro de Carvalho, 682H, das 8h às 17h. Em Alagoas, os clientes podem entrar em contato pelo 0800 082 0196 ou comparecer à agência da Av. Senador Rui Palmeira, nº 483, sala 03, também das 8h às 17h.
Assessoria de Imprensa do Grupo Equatorial