Postado em 16 de junho de 2023

O prédio do EQT Lab foi cedido para a Equatorial Energia por meio do Programa Adote um Casarão, que foi todo revitalizado para entregar um espaço contemporâneo para coworking, reuniões e capacitações, além de engajar pessoas em torno da inovação, ciência e tecnologia.

O Grupo Equatorial Energia iniciou uma nova fase, a partir desta quinta-feira (15/06), com a inauguração do primeiro Hub de Inovação da empresa, o EQT Lab. O ambiente multifuncional, localizado na Rua do Giz, Centro Histórico de São Luís (prédio onde funcionou a Aliança Francesa) materializou o conceito de inovação aberta, onde abrigará todas  as  etapas  e atividades  de  crescimento  com  base  científico-tecnológica,  como: promover pesquisa e desenvolvimento de soluções no setor elétrico, fomentar inovação através de incubação de equipes de desenvolvimento; capacitar mão-de-obra especializada para inovação e transformação digital; criar uma base de fornecedores maranhenses para o setor elétrico; aproximar o setor elétrico da academia, empresas, pesquisadores e mão-de-obra; oferecer local acessível para visitação voltado a inovação, tecnologia e transformação digital no setor elétrico.

O evento de lançamento do EQTLab reuniu o CEO do Grupo Equatorial, Augusto Miranda; o Secretário da Casa Civil, Sebastião Madeira; representando o Governador do  Estado, Carlos Brandão, e outras autoridades, que tiveram a oportunidade de conhecer, em primeira mão, toda reforma do Casarão Colonial e os ambientes que o EQT Lab oferece. Para conectar o futuro, com inovação e tecnologia e, passado, com valorização e representatividade histórica, todo o projeto do casarão foi acompanhado e validado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), já que a área é tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional.

A reforma contemplou o casarão que possui aproximadamente 667 metros quadrados distribuídos em dois andares do prédio histórico que estava bastante deteriorado. O ambiente conta com um espaço moderno e inovador, sem comprometer a sua arquitetura original, onde suas fachadas, pisos e telhados foram preservados e restaurados para criar um ambiente único e inspirador. Coworking, salas de reunião e de aula, sala Design Thinking, laboratório maker, zona de descompressão e diversas outras áreas de trabalho e convivência compõem a arquitetura do EQT Lab.

Mais sobre o EQT Lab

O projeto faz parte do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Grupo Equatorial em parceria com a Aneel, e servirá como um espaço central para a execução de projetos estratégicos com foco em inovação e transformação digital.

Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, o EQT Lab disponibiliza salas de reunião e de trabalho para equipes de tecnologia, inovação e transformação digital do Grupo. Para os visitantes, o espaço térreo oferece uma cafeteria aberta ao público, com opções de lanches e cafés especiais, um auditório para palestras, seminários, exposições e outros eventos dentro do cenário de pesquisas da ciência e da inovação. O pátio aberto interno é uma opção ao ar livre, totalmente acessível, que faz a experiência no EQT Lab ainda mais agradável e conectada com o ambiente, com destaque para a grafitagem do artista maranhense Hagar. Para entender as regras de uso dos espaços direcionados ao público, basta entrar em contato pelo e-mail agenda.eqtlab@eqtlab.com.br e fazer o agendamento.

O espaço disponibilizará ao público conteúdos virtuais divulgando programações, promovendo cursos, campanhas educativas, o que inclui palestras com temas relacionados ao empreendedorismo, setor de energias e tecnologias exponenciais.  Serão convidados profissionais locais e externos para compartilhar conhecimentos e experiências com a comunidade maranhense. Tudo gratuito. Para acompanhar essa agenda basta seguir o @eqtlab.grupoequatorial no Instagram. Os agendamentos de visitas podem ser feitos no e-mail: eqtlab@equatorialenergia.com.br

Para Maurício Velloso, diretor de Clientes e Serviços do Grupo Equatorial, o EQT Lab tem um propósito visionário de incubar soluções tecnológicas do setor elétrico e promover capacitação de times de desenvolvimento associados a projetos de P&D financiados pela Equatorial. “Estes projetos serão contratados junto a universidades públicas e privadas, além de startups e Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs). Dentre os objetivos centrais estão os de pesquisar e desenvolver soluções no setor elétrico, capacitar mão de obra especializada para inovação e transformação digital, bem como aproximar o setor elétrico da academia, empresas e pesquisadores”, destaca Maurício.

Alinhar desenvolvimento, inovação e sustentabilidade tem sido um dos grandes desafios no mercado e, com foco nesse cenário, o Grupo Equatorial vem se aproximando cada vez mais das tendências e práticas que estejam alinhadas com o plano estratégico da empresa, em todas as frentes de negócios, inclusive com as práticas de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança).  “É notório o crescimento do Grupo Equatorial e sua diversificação de empresas em todo o território nacional, por isso precisamos estimular projetos de pesquisa e desenvolvimento, seja de forma autoral ou em parceria com universidades e outras instituições. O EQT Lab será, sem dúvidas, um ponto de fomento e transferência tecnológica e de know-how desses estudos em inovação do Maranhão para todo Brasil”, afirma o CEO do Grupo Equatorial Energia, Augusto Miranda.

Adote um Casarão

Adote um Casarão é um programa do Governo do Estado do MA, executado em 2021, que disponibilizou, por meio de editais, imóveis pertencentes ao Governo, no Centro Histórico de São Luís, para revitalização, manutenção do imóvel e utilidade. Tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural. No caso do prédio adotado pela Equatorial Energia, o tempo de uso será por 30 anos.

Assessoria de Imprensa do Grupo Equatorial Energia